terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vitória Moda Show

O Vitória Moda Show é o primeiro evento da indústria do vestuário a reunir seminários, oficinas, desfiles e oportunidades de negócios no Espírito Santo. O formato inovador (com inspirações cariocas) do evento, que teve sua primeira edição em 2008, nos faz ter esperanças de que Vitória em breve poderá fazer parte do circuito de moda nacional. Não custa sonhar e acreditar. Apesar de existirem apenas 2 edições, o evento já mostrou bastante coerência e um belo futuro. Falta correr atrás de mais expansão.

A cobertura espontânea na mídia estampou o Vitória Moda Show em 33 veículos de comunicação de todo o Brasil. As matérias, publicadas em sites, blogs e em colunas de jornais e revistas especializadas em moda e comportamento do país, refletiram uma imagem positiva do evento, mostrando que a moda produzida no Espírito Santo despertou o interesse da imprensa nacional não apenas pela alta qualidade dos produtos expostos, mas também pela boa organização do evento. Os negócios fechados totalizaram 6 milhões de reais, um número excelente.

A 2ª edição do evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2009 no Centro de Convenções de Vitória e se mostrou pronto para divulgar a moda feita no Espírito Santo. O Estado tem toda competência pra se firmar como um lançador de estilo, mas falta ainda a confiança de quem faz. Temos indústria e produção, coisas que nos diferencia das cidades líderes, Rio e São Paulo. Falta agora que a gente assuma o que faz e divulgue pra todo o país e pro mundo também, porquê não?

Mas voltando às atrações...
Os convidados puderam assistir aos desfiles que aconteceram em todos os dias de evento. Forucci(com Larissa Castro desfilando em sua terra pela primeira vez), Amabilis, Cobra D'água, AFF Jeans, Konyk, Missbella, UVV (estudantes - novos talentos), All Jareau e Lei Básica.


Na programação de palestras tivemos: O Universo do Design de Moda com Cláudia Manhães, Design de Moda: Linguagem Essencial com Ellen Leite, Tendências do Inverno 2010 com Iesa Rodrigues, A Costura do Invisível com Jum Nakao, Figurino de Moda na TV com Beth Filipecki, O Brasil no Mercado Mundial de Moda com Alfredo Mascarenhas.


De oficinas tivemos: Processo de Criação como Fundamento ao Processo Criativo com Rebeca Duarte, A Moda e o Homem Contemporâneo com Lula Rodrigues, Vitrine Atual: Criatividade e Inovação / A Estética com Estratégia com Luis Travassos.


As alunas de Design de Moda da UVV escolheram para uma mostra o tema Fetiche, cuja abordagem deveria fazer referências ao cinema, aos 50 anos da boneca Barbie e ao voyerismo. Vi muitas meias com referência em Pollock, bonecas com roupinhas sexy e um maiô de Luiza Bonadiman. Uma nova geração de designers locais que se mostrou bem promissora.

A marca Marina Maia e mais 9 foram convidadas para expor uma peça conceitual no estande da Prefeitura de Vitória. A idéia era mostrar trabalhos dos estilistas que estão produzindo, mas que não tem loja própria. No estande, os manequins tinham máscaras de espelhos que refletiam o rosto de quem fosse admirar cada peça. O ambiente teve como inspiração o circo e toda sua irreverência com seu universo lúdico e de fantasia. As marcas particpantes foram: Marina Maia, Gabi King, Stael Magesck, Juliana Fernandes, Cores de Reis, Sirley Nossa, Kessy Borges, O Grupo Forte Ficando, As bordadeiras do Flor de Joá e o Grupo Bem.

A nossa participação mostra que esse ano eles deram mais abertura aos estilistas autônomos. Os organizadores do evento, só pra vocês terem uma idéia, não sabiam que em Vitória existem vários estilistas bons, que dão um duro danado, estão aí ralando há anos, já fizeram desfile fora (como eu e mais 6 marcas que fomos pra a Casa de Criadores) e produzem eventos grandes como Gabi King, que organiza o Supermercado e mais um monte de outros por aí. O convite da Prefeitura pra montagem do estande foi maravilhoso! Ponto pra eles, ótimo pra nós. No próximo tentaremos e um desfile, mínimo que seja, se Deus quiser.

Tenho certeza que o ano que vem será muito melhor do que foi esse ano, mas só vai virar uma semana de moda quando entrarem na organização pessoas com um know-how da coisa, um bom produtor. O formato do Vitória Moda Show é semelhante ao Fashion Business de Eloysa Simão, a toda poderosa do Fashion Rio. Os organizadores do evento deveriam então, aproveitando a inspiração, contratar a empresa que trabalha lá, que é a Dupla Assessoria. Seria o ideal. Já trabalhei com eles no Vitória Fashion Days e no Oi Fashion Tour e posso afirmar que seria demais!

Mas é esperar pra ver! EU estarei aqui, torcendo!



Algumas fotos do evento:



ESTANDE DA PREFEITURA

Eu e meu look. Este vestido foi desenvolvido para a Casa de Criadores, mas não foi para a passarela.


Gabi King e Katia Perciano. Estilistas.



Vestido Gabi King



Vestido Juliana Fernandes.


Vestido Kessy Borges.




O Estande visto de fora.



UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

UVV

LEI BSC

ALL JAREAU

KONYK

AMABILIS

MISSBELLA

FIORUCCI

COBRA D'ÁGUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário